Vulcao2 (1)
Situado na Ilha Terceira, Açores, encontramos o primeiro vulcão visitável do mundo e o único aberto todo o ano. Uma autêntica viagem ao interior da Terra.

Situado na Ilha Terceira, Açores,  encontramos o primeiro vulcão visitável do mundo e o único aberto todo o ano. Uma autêntica viagem ao interior da Terra.

Trata-se de uma chaminé vulcânica que não se encontra completamente obstruída: a sua  cratera, ou seja a “boca” do algar com dimensões de 17 x 27 metros,  dá passagem a uma conduta vertical com cerca de 45 metros de desnível, seguida de uma rampa, constituída por um depósito de gravidade, e de um novo desnível na vertical que termina numa lagoa a cerca de 80 metros de profundidade relativamente à boca do algar.

As primeiras descidas organizadas ao seu interior foram efetuadas por um grupo organizado, os Montanheiros , a 18 de agosto de 1963, mas as visitas abertas ao público tiveram de esperar até 1968. No entanto, as infraestruturas só com o avançar do tempo é que foram sendo aperfeiçoadas: em 1977 foi concluída a escadaria em betão e em 1987 foi instalado o primeiro sistema de iluminação elétrica.

Apesar dos vestígios deixados pelo fogo, há vida em todo o algar. Na cavidade é fácil ver algas e bolores, mas a vida adensa-se no cone vulcânico revestido de vegetação que se estende até à superfície. Também os animais procuram este recanto na terra. De noite é possível observar pardais, o melro-preto, o tentilhão. Fauna e flora que habitam um local singular no centro da ilha Terceira.

Durante o verão, o Algar do Carvão está aberto a todos os que queiram visitar, com visitas guiadas que destacam o seu grande valor geológico e a riqueza da sua fauna e flora. Na época de inverno, as visitas estão sujeitas a marcação.

Fonte: revistaport