conheça mais do lutador que inspirou o ogro Shrek
Conheça mais do lutador que inspirou o ogro Shrek

Shrek é uma espécie de ogro do bem que ganhou as telinhas dos cinemas mundiais em 2001 e que foi inspirado no livro de mesmo nome, escrito por William Steig. A produção serve como paródia para os contos de fadas, onde os príncipes e princesas sempre possuem uma beleza extrema, sendo que nesse caso acontece justamente o inverso.

Mesmo o autor afirmando ter criado a história, na década de 90, somente inspirado nas produções da Disney, parece que a montagem da imagem do boneco veio de outras fontes. Acontece que logo após ser lançado o primeiro filme, muito se falou da semelhança do personagem com o ex-lutador Maurice Tillet.

Conheça um pouco mais sobre esse gracioso alemão e perceba como ele também tem todas as características do príncipe às avessas mais amado dos anos 2000. Conheça Maurice Tillet.

Biografiashrek_12

Maurice Tillet nasceu na Rússia em 1903 e por ter pais naturais da França, mudou-se para esse país ainda quando era criança. O pai morreu cedo e ele passou a viver com a mãe na pequena cidade de Reims. Apesar de origens muito humildes, Maurice sempre teve uma força de vontade para os estudos, justamente o que o fez aprender 14 idiomas fluentemente.

Quando tinha 17 anos, já havia escrito poemas e feito trabalhos de ator na França. Ele nunca chegou a ser famoso por essas duas atuações, pois foi nas artes marciais que conquistou a sua realização profissional. Ainda com essa idade, Maurice desenvolveu uma doença rara chamada Acromegalia, o que fez com que ele tivesse seu corpo naturalmente deformado.

Em 1937, o jovem com então 34 anos, mudou-se para os Estados Unidos em busca de uma oportunidade profissional. Foi justamente quando ganhou notoriedade no esporte que já praticara desde o final da adolescência. Com sua desenvoltura, Maurice ganhou diversos prêmios e esteve por muitos anos no topo da lista dos melhores lutadores do mundo.

Infelizmente, após complicações cardíacas, Maurice Tillet faleceu em 1954 com 50 anos.

O Homem mais Feio do Mundo ou o Anjo Francês?

shrek_03

Foi devido a sua deformidade que Maurice Tillet ganhou o título de “Homem Mais Feio do Mundo”, ainda durante a adolescência. A Acromegalia o deixou com orelhas, boca e rosto grandes, além dos pés e mãos. Ele também teve a arcada dentária prejudicada e a quantidade de pelos – que não estava relacionada à doença – em seu corpo só fez com que o garoto se transformasse em uma verdadeira caricatura humana.

Era bem digno desses personagens de filmes infantis, mas com uma leveza e charme incrível. A doença não deixou Maurice menos atraente para mulheres e muito menos constrangido. Ele sempre demonstrava muito humor em suas entrevistas e, por muitas vezes, tirava fotos fazendo poses “assustadoras”.

A fama de Maurice Tillet saiu da França para a Inglaterra, quando ele foi descrito como “uma feroz monstruosidade, não um ser humano, mas uma pedra de brutalidade.”, por jornais desse país. Em contrapartida a essa imagem grosseira de Tillet, em toda a França ele era chamado de “O Anjo Francês”, justamente devido a sua doçura, educação e simpatia.

Contraditório ou não, parece que a deformidade de Maurice servia mais para chacotas e maldades da imprensa do que para mostrar que, de fato, beleza não importa quando se fala em educação e respeito ao próximo. Sendo essas últimas características, o que mais elevava Maurice em suas aparições públicas.

Inspiração para o personagem ou coincidência de fato?

shrek_07

De acordo com notas oficiais da Dreamworks, os primeiros esboços do Shrek saíram em 1996, quando o desenho começou a ser produzido pela empresa. O supervisor de animação responsável pelo desenho, Ramam Hui, garantiu à época, que nenhum dos personagens tinham sido inspirados por humanos de verdade. Isso incluía físico e também personalidade.

As mesmas notas apontam cerca de 100 esboços feitos em Photoshop foram apresentados até que se chegasse ao desenho final. Contudo, logo quando o filme foi lançado, muitas especulações com afirmações sobre a semelhança do boneco com o lutador surgiram. De fato é muito incrível a aparência igual dos dois e também as suas características pessoais, mas até hoje nenhum produtor da Dreamworks deu alguma declaração a respeito.

Mesmo sem tais afirmações, Tom Latour, um norte americano que vive em Nova York, afirma serem concretas as inspirações. Latour é o maior pesquisador da história de Tillet e também guarda diversos objetos do lutador, que ganhou ainda quando jovem, pois acompanhava a vida de Maurice sempre de perto.

Tom Latour garante que viu o “seu garoto” – como costuma mencionar sempre que fala de Maurice – quando assistiu pela primeira vez o desenho. “Veja Shrek rugindo para o Burro, e o Burro parado, apenas sorrindo. Quando Maurice subia no ringue ele também rugia, e o público adorava.”, declarou Latour em seu blog pessoal e dedicado ao ex-lutador.maurice-tillet-1903-1954-luchador-frances-inspirador-de-shrek-l_coverEssa incrível semelhança que passa do aterrorizante para o doce, assim como o personagem do desenho, mostra que contos de fadas – mesmo às avessas – também podem ser inspirados na vida real. Você acredita que foi coincidência de fato ou tem lá um pouquinho de realidade nessa história? E a semelhança é verdadeiramente incrível, não acha?

Fonte: reinomistico